Ah porque temos de fazer um blog e pronto cá estamos nós =)

.posts recentes

. Apresentação Final do nos...

. Classificação do Concuros...

. Resultados obtidos dos in...

. Nas etapas finais

. Avaliação do 2º periodo

. News in helenadoscarrasca...

. helenadoscarrascais desej...

. Objectivos/ Estratégias p...

. Balanço do 2º Período

. já temos mapa!

. Conclusões das apresentaç...

. News in helenadoscarrasca...

. Pontos Fortes e pontos fr...

. Apresentação do projecto ...

. Ocupadíssimos...

. Inquéritos à população

. O mapa da nossa vila

. News in helenadoscarrasca...

. Guião dos inquéritos

. Procura dos locais

. Visita de estudo- Lisbon ...

. Avaliação do 1º periodo

. Balanço do período

. Estrutura etária da popul...

. Entrevista ao Presidente ...

. Pesquisa sobre os planos ...

. Uma zona periurbana

. ponto da situação

. Breve apresentação de Can...

. Calendarização das Activi...

. Pormenores do nosso Proje...

. O que queremos com este p...

. o tema escolhido

. somos nós

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Aspectos negativos vs Aspectos positivos

Domingo, 11 de Maio de 2008

Resultados obtidos dos inquéritos feitos aos Canecenses

Os inquéritos foram realizados para conhecer a opinião da população acerca dos aspectos positivos e negativos em Caneças, relacionando-os com a questão respeitante ao "confronto" entre espaços direccionados para idosos e para jovens.  Pretendia-se, também, a partir dessas opiniões, identificar espaços onde alguns dos referidos aspectos positivos e negativos pudessem ser dinamizados. Ao recolher informação da população canecense, não se poderia deixar de perguntar que soluções encontram para o melhoramento das zonas por nós eleitas.

 

A faixa etária mais inquirida foi a dos 31 aos 65 anos, do sexo maioritariamente feminino e com habilitações literárias sobretudo do 1ºciclo. A maioria dos nossos inquiridos mora há mais de dez anos em Caneças e identificam-se como canecenses.

 

 

Quanto ao nível de satisfação com os serviços que submetemos à apreciação, classificámo-los, de acordo com as opiniões manifestadas, da seguinte forma:

  • Serviços avaliados negativamente: espaços para jovens, embora a maior parte da população não os conheça; espaços culturais e serviços de saúde.
  • Serviços avaliados como razoáveis: espaços desportivos.
  • Serviços avaliados positivamente: serviços para idosos, serviços infantis, espaços verdes, apesar de haver um número significativo de pessoas que os considera maus, serviços comerciais e transportes.

Relativamente à opinião sobre como é viver em Caneças, a população faz uma apreciação geralmente positiva. Apontam o sossego como uma das razões principais, considerando-o um dos aspectos positivos de Caneças, bem como a sua história e património. Como pior aspecto, a maior parte dos inquiridos considera a falta de espaços para jovens e espaços de lazer.

 

 

Ao analisar a segunda parte dos inquéritos, estamos perante os pontos que nós elegemos como pontos fortes e pontos fracos.

 
Local 1 – Escolas de Caneças: faz-se uma avaliação bastante positiva das escolas.
As pessoas que fizeram sugestões acerca destes espaços, afirmaram que devem ser preservados, mas há outros que sugerem a sua restauração. Como já havia sido referido  na entrevista, o Presidente da Junta de Freguesia considera isso mesmo – que o parque escolar está a necessitar de ser ampliado e modernizado.
 
Local 2 – As fontes de Caneças: também são avaliadas positivamente, ainda que em menor escala que as escolas.
Foi sugerido, que haja protocolos entre a Câmara Municipal e os proprietários de algumas das fontes para que sejam abertas ao público (afinal, são um dos ex-líbris de Caneças e património classificado).
 
Local 3 – Jardim Central de Caneças: A maioria da nossa amostra também revela conhecimento do jardim central de Caneças e considera-o um espaço razoável.
 
É normal que a opinião das pessoas sobre estes três espaços tenha sido positiva, uma vez que eles foram apresentados como tal (as fotografias sugerem isso mesmo). No entanto, com as respostas dadas, ficámos a conhecer o grau exacto com que essa avaliação positiva pode ser feita.

Apesar da avaliação geralmente positiva, são muitos os que consideram estes espaços razoáveis. Embora em pequena escala, há alguns que os avaliam negativamente. Será devido à necessidade de estes espaços estarem a necessitar de ser renovados? Provavelmente sim: as escolas parecem ser ter espaços insuficientes e estão desactualizadas; as fontes (muitas delas privadas), algumas estão abandonadas e perderam o valor que antigamente tinham (deixando a população entristecida quando se refere, principalmente, à Quinta dos Castanheiros); o jardim central tem um carácter precário, nas palavras do Presidente da Junta.
 
Vejamos agora as especificidades referidas acerca dos espaços que nós classificamos como pontos fraco se que, por isso, mereceram avaliação negativa, confirmada pela população.
Dos seis espaços considerados, estes três são os menos conhecidos.
 
Local 4 – Quinta dos Castanheiros: A maior parte dos inquiridos (76%) consideram-na como um espaço “muito mau”, sugerindo a intervenção da Junta de Freguesia na sua remodelação e recuperação, para que volte a ser um local de atracção turística. Não nos esqueçamos que nesta quinta está uma das fontes de Caneças.
 
Local 5 - Antigos anexos da Escola dos Castanheiros: a maior parte aponta-o como um local “mau” e aconselham a sua demolição e construção de raiz de um clube desportivo ou de um espaço cultural. 
 
Local 6-  Na fotografia retractada um “espaço com lixo”, as respostas são maioritariamente positivas quanto ao seu conhecimento e avaliadas como um sítio “mau” e maior parte das pessoas sugerem a sua limpeza e criação de um espaço verde.
 
Afirmaríamos, em termos finais para esta parte, que os espaços que mereceram avaliação positiva deverão ser valorizados, particularmente a fonte dos passarinhos que merece ser reaproveitada, pela sua água e pelo seu passado histórico, associada a espaços de lazer e turísticos. Dos que mereceram avaliação negativa, há que reconvertê-los, particularmente a Quinta dos Castanheiros, pelas razões já referidas – um espaço com muitas potencialidades e que não foi esquecida pela população.

 

 

 

 

estamos :
publicado por helenadoscarrascais às 21:41
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds